O bom muitas vezes já é suficiente, buscar o ótimo pode ser um tiro no pé

Felipe Guedes 05/02/2015 0
O bom muitas vezes já é suficiente, buscar o ótimo pode ser um tiro no pé
Share Button

“O perfeccionismo não existe. Entender isso constitui o triunfo da inteligência humana: a expectativa de alcançá-lo é o tipo de loucura mais perigosa.”
~ Alfred de Musset

perfeccionismoDefinitivamente, perfeccionismo, pode ser uma característica perigosa e precisamos nos atentar a ele. Muitas vezes nem percebemos, mas acabamos por investir tempo além do necessário em detalhes que não trazem benefícios proporcionais ao esforço.

Puxei no título uma colocação que reafirmo: o bom muitas vezes já é suficiente. Ela tem relação com uma citação que ouço muito, que vi pela primeira vez em um podcast do Ricardo Vargas, um dos profissionais que admiro muito de uma área que sou apaixonado, que é o gerenciamento de projetos. Ele pontua: feito é melhor que perfeito.

Bem, a questão definitivamente é: buscar o ótimo pode ser um tiro no pé. O meu exemplo mais clássico: gerar conteúdo online. Tenho uma quantidade até meio exagerada rascunhos de textos que nunca compartilhei simplesmente por achar que não estavam tão legais quanto poderiam ou que careciam de revisões. Da mesma forma diversos vídeos gravados que não coloquei no ar por ter a convicção que poderia fazer melhor.

A verdade: você sempre pode fazer melhor, mas, muitas vezes, a questão não é fazer melhor, é trabalhar a sua percepção, lutar contra os bloqueios gerados por este sentimento e ter forças para aceitar imperfeições.

Seja forte!
#VamosJuntos

Um abraço grande,
Felipe Guedes
www.felipeguedes.com
contato@felipeguedes.com

Para encerrar, mais algumas citações:

“…mande seu crítico interior sair para passear, deixando-o livre para aprender e experimentar sem a preocupação de que você pode errar.”
~ Denis Camargo, no artigo ‘Como Controlar o Perfeccionismo

“Acumular trabalho, perder prazos, ficar ansioso parecem características de um profissional desorganizado, mas nem sempre são. Às vezes, o funcionário mais perfeccionista da equipe pode se comportar da mesma forma, mas na tentativa de apresentar o melhor resultado possível.”
~ Não encontrei o autor, no artigo ‘Perfeccionismo é um ponto a favor ou contra?’

“São muitas as pessoas que, por alguma razão, planejam, planejam, planejam por anos e nunca partem. Com as mais curiosas explicações: ou procurando aperfeiçoar cada vez mais um plano, uma viagem, ou aguardando o momento apropriado. Certamente, as âncoras imaginárias acabam prendendo muita gente e isso faz com que seus projetos nunca sejam realizados.”
~ Amyr Klink

“Deixe o perfeccionismo de lado. Quem exige demais de si e dos outros fica abaixo das próprias expectativas.”
~ Rosane Queiroz

“Se você não procura perfeição, você nunca alcançará excelência.”
~ Don Shula

“O perfeccionismo é a voz do opressor, o inimigo do povo. Ele irá mantê-lo apertado e insano toda a sua vida. O principal obstáculo entre você e um primeiro esboço. Eu acho que está baseado na crença obsessiva de executar com cuidado suficiente.”
~ Anne Lamott

“Paranóia
de ser mal
interpretado
alimenta o
descontrolado
perfeccionismo
em concordância.”
~ Kiko Arquer

Leave A Response »